+ Negócios

ISA CTEEP reforça modelo de governança com adesão voluntária ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial e ao Movimento Transparência 100%

Iniciativas demonstram o compromisso da companhia com a busca das melhores práticas do mercado para a promoção da ética, da transparência e da integridade

A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do Brasil, anuncia sua adesão voluntária ao Pacto Brasil Pela Integridade Empresarial, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), e ao Movimento Transparência 100%, conduzido pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU)  Rede Brasil. 

Enquanto o Pacto Brasil Pela Integridade Empresarial é um chamado para as empresas unirem esforços para despertar a relevância da integridade nas organizações, alinhado com a busca das melhores práticas do mercado para a promoção da ética e da integridade em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da ONU, o Movimento Transparência 100% representa a principal iniciativa de fomento à transparência corporativa do País, com o objetivo de encorajar as empresas para ir além de suas obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade para torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso.

“Na ISA CTEEP, a ética, a transparência e a integridade são princípios fundamentais do nosso modelo de governança corporativa. A adesão voluntária ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial e ao Movimento Transparência 100% representa a renovação do compromisso da companhia com a promoção de práticas empresariais responsáveis, fortalecendo a conduta ética em todas as nossas operações”, afirma Bruna Victorelli, diretora de auditoria, riscos e compliance da ISA CTEEP. 

Desde 2011, a ISA CTEEP é signatária do Pacto Global e participa dos movimentos incentivados pela Rede Brasil. Por meio da adesão à Ação Coletiva de Integridade do Setor de Energia Elétrica em 2023, a empresa incorporou em sua governança os dez princípios universais para assegurar o respeito aos direitos humanos, o combate à corrupção, a preservação ambiental e a promoção do trabalho decente. Ainda compõe o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e o Movimento Empresarial pela Integridade, Transparência e Combate à Corrupção, ambos do Instituto Ethos.

Para garantir o alinhamento de todos os colaboradores a esses princípios, a ISA CTEEP possui o Programa de Integridade, que abrange diretrizes e ferramentas destinadas a prevenir, detectar e responder a situações que estejam em desacordo com a legislação e os valores corporativos. O Código de Ética e Conduta apresenta os princípios éticos que devem ser praticados por todos os líderes, colaboradores e parceiros de negócios. Além dele, a empresa é orientada pela Política Anticorrupção e Antissuborno, que estabelece critérios éticos para prevenir casos de conflitos de interesses e combater fraudes, casos de corrupção e suborno em todas as suas formas, incluindo Código de Conduta para Fornecedores.