+ Tecnologia

Profissionais da Índia e América Latina usam mais IA no trabalho do que EUA e Europa, revela Freshworks

Relatório global da companhia de softwares ainda mostra que profissionais de TI e marketing lideram uso da tecnologia para tarefas profissionais

Uma nova pesquisa global da Freshworks, companhia líder em softwares empresariais impulsionados por IA, revelou que a Índia e a América Latina são as regiões que lideram mundialmente o uso da tecnologia de IA no trabalho.

De acordo com o levantamento, 90% dos profissionais da Índia e 83% dos profissionais da América Latina usam ferramentas aprimoradas por IA ao menos uma vez por mês, o que faz com que as duas localidades emergentes estejam na vanguarda da adoção da IA na rotina profissional. O estudo mostra que trabalhadores de regiões como EUA e Europa, por exemplo, utilizam menos a tecnologia, sendo cerca de 67% e 71% dos profissionais, respectivamente.

As principais tarefas desempenhadas pelos profissionais com auxílio de softwares impulsionados por IA, segundo a pesquisa, são: criação de conteúdo (48%), análise de dados (45%) e análise ou tradução de texto e áudio (45%). 

O relatório foi realizado com mais de 7.000 tomadores de decisão e gestores seniores de 12 países diferentes, incluindo 1.500 profissionais do Brasil, México e Colômbia de diferentes setores corporativos, e explora os sentimentos, a utilização e o valor percebido pelas pessoas quanto às ferramentas de IA no local de trabalho. Confira a seguir outras principais descobertas.