Negócios

Qatar Airways faz parceria com a Gevo para comprar 25 milhões de galões de combustível sustentável

Novo acordo reitera o compromisso da companhia aérea com a sustentabilidade ambiental

A Qatar Airways se torna a primeira companhia aérea na região do Oriente Médio e África a anunciar seu compromisso com um acordo internacional de compra de SAF


A Qatar Airways e a Gevo, produtora de combustível de aviação sustentável (SAF), assinaram um acordo de compra em que a companhia aérea irá adquirir 25 milhões de galões americanos de SAF puro ao longo de cinco anos, com entregas previstas para começar em 2028 em vários aeroportos da Califórnia. Assim, a companhia aérea irá adquirir 5 milhões de galões americanos de SAF puro todos os anos, o combinando com seu suprimento existente de combustível convencional para jatos e tornando-se a primeira na região do Oriente Médio e África a anunciar um compromisso com um acordo internacional de compra SAF.

Essa parceria faz parte do compromisso anterior da Qatar Airways, juntamente com outros membros da oneworld® Alliance, de comprar até 200 milhões de galões americanos de SAF da Gevo. A utilização de SAF é um dos pilares da Qatar Airways e do plano da oneworld de atingir zero emissões líquidas até 2050. Em setembro de 2020, a oneworld tornou-se a primeira aliança global de companhias aéreas a se unir em torno de uma meta comum para alcançar a neutralidade de carbono com zero emissões líquidas do componente até 2050. 

A aliança posteriormente se comprometeu com uma meta de 10% de uso sustentável de combustível de aviação até 2030. A Qatar Airways está muito interessada em aumentar o uso de SAF em nível comercial, observando que o produto a ser adquirido será certificado sob a sustentabilidade critérios estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Comparado com o combustível de aviação de base fóssil, o SAF resulta na redução das emissões de dióxido de carbono ao longo de seu ciclo de vida. A tecnologia atual permite que as reduções de CO2 com o uso de SAF cheguem a 85% quando comparadas ao combustível de aviação convencional. 

“A Qatar Airways continua a priorizar nosso compromisso com voos net-zero até a metade do século. A descarbonização da aviação requer uma incorporação gradual de combustíveis com baixo teor de carbono e sustentáveis, e estamos orgulhosos de colaborar neste esforço global para um futuro melhor. Unindo forças com outros membros da oneworld, estamos apoiando a Gevo para estabelecer suas instalações de produção de SAF para aumentar o fornecimento e nos aproximar de nossa meta de substituir 10% de nosso combustível convencional para jatos por SAF até 2030”, disse o CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker.

“Ao trabalhar com agricultores em práticas agrícolas regenerativas, a Gevo pode fornecer matérias-primas não prejudiciais para produzir combustível de aviação sustentável, além de aumentar a saúde do solo, sequestrar carbono e fornecer produtos nutricionais para a cadeia alimentar”, disse Patrick R. Gruber, CEO da Gevo. “Ao incorporar a sustentabilidade em cada etapa do nosso sistema de negócios, desde a matéria-prima cultivada de forma não agressiva até o uso de energia renovável para produção, estamos ajudando a Qatar Airways e outros membros da aliança oneworld a atingirem suas metas de redução de emissões.”

A Qatar Airways fez progressos significativos para alcançar a sustentabilidade ambiental e a descarbonização, e atualmente está voando com uma das frotas mais jovens e econômicas. É a primeira companhia aérea do Oriente Médio a obter o credenciamento ao mais alto nível no Programa de Avaliação Ambiental da IATA (IEnvA) e a primeira a ingressar na plataforma IATA CO2NNECT, oferecendo um novo programa voluntário de compensação de carbono para remessas de carga aérea, continuando a avançar uma agenda ambiciosa para demonstrar liderança ambiental em todo o setor de aviação global.