Energia solar pode ser alternativa para reduzir a conta de luz no verão; economia pode variar de 50% e 95%
Durante o verão, o consumo de energia geralmente aumenta devido às altas temperaturas, levando a uma maior utilização de sistemas de refrigeração, ventiladores e outros aparelhos elétricos para manter o conforto térmico nas residências e estabelecimentos. Além disso, o aumento das atividades ao ar livre, como o uso de piscinas e churrasqueiras elétricas, contribui para o pico de demanda.
Esse aumento na demanda pode sobrecarregar a infraestrutura elétrica existente, resultando em picos de consumo e, por vezes, na necessidade de acionar usinas de energia mais caras e poluentes para atender à demanda crescente.
Diante do cenário de extremo calor, a energia solar apresenta-se como uma alternativa sustentável e eficiente para enfrentar os desafios sazonais de demanda de energia durante o verão – pode gerar uma economia que varia de 50% e 95% na conta de luz. Modelos de assinatura para energia solar podem oferecer uma solução acessível, onde os assinantes pagam uma taxa mensal fixa para o acesso, incentivando a adoção sustentável e proporcionando estabilidade nos custos de eletricidade, mesmo durante os períodos de maior demanda no verão. Essa abordagem não apenas alivia a pressão sobre a rede elétrica, mas também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa associadas à geração convencional de energia.
Em meio a esse cenário, Kim Lima, Diretor de Marketing e Vendas da Evolua Energia, reforça que a energia solar configura-se como a melhor alternativa para o consumidor fugir do aumento tarifário. “A energia solar vem aparecendo como uma forte candidata à protagonista. Gerada a partir dos raios solares, ela pode ser captada diretamente nas residências ou nas usinas por meio da geração distribuída, método em que a energia captada no local é inserida nas companhias de distribuição e compartilhada entre os consumidores cadastrados no serviço., argumenta.
De acordo com o executivo, a energia solar também é uma grande aliada na redução da poluição e das taxas de carbono. “Além do baixo impacto ambiental, uma vez que se trata de uma fonte renovável e que não emite poluentes durante o processo de geração, a energia solar também se destaca por conseguir trazer economia na conta de luz dos brasileiros”, completa Lima.